Estrutura Administrativa

A LIESV – Liga Independente das Escolas de Samba Virtuais, é formada pelas escolas filiadas e tem sua estrutura administrativa formada por diversos órgãos, cada um com uma atribuição determinada pelo Estatuto da LIESV.

Esta estrutura foi criada para garantir que as escolas tenham poder de decidir tudo sobre a LIESV. Na LIESV, não é o presidente quem manda – ele é quase um “funcionário” das escolas, representadas pelos seus próprios presidentes. Por isso, é muito importante que os presidentes entendam como funciona juridicamente a LIESV.

 

A LIESV possui os seguintes órgãos:

Conselho de Administração – Formado pelos presidentes das agremiações, o órgão de maior poder da LIESV. O C.A. cria as normas que serão cumpridas pelas escolas da liga. Quando uma escola deseja fazer uma sugestão ou mudar o regulamento em algum aspecto manda a proposta para a Diretoria Jurídica, que organiza a pauta das reuniões. Nestas reuniões, os membros do Conselho Administrativo definem se a sugestão entrará em vigor.

Diretoria Jurídica – É o órgão responsável pelo fiel cumprimento do regulamento. Além disso, é responsável pelas questões disciplinares e faz os esclarecimentos quanto a aspectos do regulamento que os presidentes das escolas tenham dúvidas. Não tem qualquer poder direção sobre os caminhos da LIESV.

Presidência e Vice-Presidência – O presidente da LIESV coloca em prática o que foi decidido pelas escolas no Conselho de Administração. Além disso, é responsável pelas estratégias de marketing da Liga e decide quem será o presidente, que o substituirá na sua ausência. O vice, além de substituir o presidente, é membro da jurídica para garantir a comunicação entre os órgão de execução do regulamento (Presidência) e de fiscalização.

Conselho de Avaliação das Novas Escolas de Samba Virtuais (CAESV) – é o órgão responsável pelo concurso de seleção das escolas que farão parte da LIESV. É formado por um Diretor Geral – que tem as funções de elaboração do regulamento (em colaboração com a Diretoria Jurídica) e fiscalização do cumprimento, e os Diretores Auxiliares, responsáveis pelas demais tarefas necessárias para a realização da seleção das novas filiadas à LIESV.

 

Confira o organograma com a estrutura administrativa da Liga Independente das Escolas de Sambas Virtuais, que demonstra claramente a supremacia do Conselho de Administração, formado pelos presidentes das escolas de samba virtuais filiadas à liga, prova maior da democracia que foi instalada após o advento do Estatuto:

 

organograma